_

De 18 a 24 de Outubro

IV Edição do CONAFÉC

Nesta quarta edição do CONAFÉC, teremos o tema: FÉ E LIBERDADE, CELEBRANDO OS 30 ANOS DA CENTÉSIMUS ANNUS.
QUERO ME INSCREVER

O que é o CONAFÉC?

O Congresso Nacional sobre a Fé Católica é um espaço de reflexão sobre temas relacionados à fé católica, tanto em sua doutrina e consequentes desdobramentos na vida do cristão, quanto em seu significado cultural, social e político.


Para isso, cada edição é enriquecida com palestrantes que, além de suas experiências de fé, gozam de um profundo conhecimento nos temas propostos.


Nesta ocasião celebramos os 30 anos da Encíclica Centésimus Annus, promulgada por São João Paulo II, ao qual pedimos sua intercessão.


Por isso, nesta 4ª Edição do CONAFÉC aprofundaremos o significado da fé na sociedade em que vivemos, à luz da doutrina social da Igreja, evidenciando alguns aspectos sensíveis e determinantes, mas tantas vezes mal compreendidos.


Em 2020, foram quase 10 mil inscritos, atingimos 32 países e todos os estados brasileiros.

Como acontecerá?

Acontecerá entre os dias 18 e 24 de outubro de 2021 de forma totalmente online e gratuita.

Serão disponibilizadas duas palestras por dia, que ficarão disponíveis para Streaming por apenas 24 horas.

Posteriormente, todas as palestras do Congresso serão inseridas na nossa Plataforma Academia Católica, estando então disponíveis gratuitamente para os assinantes.

QUERO ME INSCREVER

Temas que serão abordados

  • A Fé que Liberta

A relação da fé com a liberdade humana

- Pe. Leonardo José

  • Verdade como fundamento da Liberdade

- Joel Gracioso

  • O Direito da Religião

A relação do Estado e a fé; Laicismo e Laicidade

- Ives Gandra Martins

  • O Estado brasileiro e a Fé

Histórico e análises

- Pe. João Francisco

  • A Religião do Estado Moderno

- Gustavo Santos

  • A Fé e as utopias

Por uma fé não ideológica

- Alex Catharino

  • Doutrina Social da Igreja nos tempos atuais

A Doutrina Social da Igreja e os desafios atuais: de São João Paulo II a Papa Francisco

- Francisco Borba

  • Fé e liberdade econômica

- Ubiratan Jorge Iorio

  • O Capital e a vida cristã

Mercado e a geração de riquezas na DSI

- Ives Gandra Martins Filho

  • A Secularização da Fé - I

Visão histórica/filosófica

- Raphael Tonon

  • A Secularização da Fé - II

Reengenharia global da sociedade cristã

- Raphael Tonon

  • Fé, Família e Amor Humano

Teologia do Corpo como resposta para os desafios do amor humano

- Ângela Gandra

  • Fé, Justiça e Caridade

- Marcus Boeira

  • Fé, Prudência e Realidade 

Conservar e viver a fé na virtude da prudência

- Alex Catharino

QUERO ME INSCREVER

Palestrantes

Pe. Leonardo José

Missionário consagrado da Comunidade Católica Pantokrator. Formou-se como Técnico em Processamento de Dados exercendo a profissão por 9 anos. Posteriormente, cursou Teologia e Filosofia no Studium de Notre-Dame de Vie – França, vinculado à Pontifícia Universidade Teresianum, de Roma. Mestre em Teologia Espiritual pela mesma faculdade, atualmente é Moderador da Casa de Campinas da Comunidade Pantokrator.


Joel Gracioso

Possui Mestrado e Doutorado em Filosofia pela USP e Especialização em Teologia. Tem experiência no ensino de Filosofia e Teologia. É Membro da Sociedade Brasileira para o Estudo da Filosofia Medieval e da Société Internationale pour l’Étude de la Philosophie Médiévale. Leciona na Faculdade São Bento de São Paulo e no Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil. Autor de livros e artigos nas áreas de Filosofia e Teologia, ministra cursos e palestras em todo o Brasil e no âmbito Internacional.

Ives Gandra Martins

Ives Gandra da Silva Martins é jurista, advogado e escritor; professor emérito das Universidades Mackenzie, UNIP, UNIFIEO, UNIFMU, do CIEE/O ESTADO DE SÃO PAULO, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), da Escola Superior de Guerra (ESG) e da Magistratura do Tribunal Regional Federal 1ª Região. É professor Honorário de Universidades fora do país, como Argentina, Peru e Romênia; e Catedrático da Universidade do Minho (Portugal); presidente do Conselho Superior de Direito da FECOMERCIO - SP; ex-Presidente da Academia Paulista de Letras e do Instituto dos Advogados de São Paulo.

Pe. João Francisco

Bacharel em Teologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, 2007; bacharel em História e Bens Culturais da Igreja pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, 2014. Pós-graduado em Regência Coral com Capacitação para Docência pela Universidade Adventista de São Paulo, 2010. É mestre em História da Igreja.

Gustavo Santos

Estudioso da Teoria Política Ocidental Moderna e do pensamento político católico contemporâneo. É bacharel em ciências sociais e mestre em antropologia social pela Unicamp. Obteve o título de PhD em política na Catholic University of America, em Washington, DC. Autor de artigos acadêmicos, capítulos em coletâneas e livros. Atualmente é Coordenador Geral de Estudos, Pesquisa e Avaliação na Secretaria Nacional da Família. É conselheiro do Instituto Brasileiro de Direito e Religião (IBDR) e editor chefe do periódico Dignitas – Revista Internacional do Instituto Brasileiro de Direito e Religião.

Alex Catharino

Historiador, editor e professor de Filosofia Política. Cursou a graduação em História na UFRJ e realizou estudos nas áreas de História, Arqueologia, Paleografia, Filosofia, Teologia, Literatura, Economia e Ciência Política, em diferentes instituições de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior. Estudioso do conservadorismo e do liberalismo, é especialista na vida e obra de Russel Kirk. É membro da Edmund Burke Society, da T. S. Eliot Society e da Philadelphia Society, entre outras renomadas instituições de pesquisa. É Vice-Presidente Executivo do Centro Interdisciplinar de Ética e Economia Personalista (CIEEP), Gerente Editorial da Revista Communio: Revista Internacional de Teologia, Secretário-Geral do Instituto Brasileiro de Direito e Religião (IBDR).

Francisco Borba

Sociólogo e biólogo, coordenador do Núcleo Fé e Cultura da PUC-SP, um centro de estudos interdisciplinar dedicado ao diálogo entre cultura, ciência, Doutrina Social da Igreja e os problemas do mundo pós-moderno e globalizado. Trabalha com os temas de Doutrina Social da Igreja, Cultura e Sociedade, Igreja e Política, Sociologia da Religião, Bioética. É colaborador frequente em revistas, jornais e programas de televisão.

Ubiratan Jorge Iorio

Economista (Doutor - EPGE/FGV), professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); decano da Escola Austríaca no Brasil. É escritor.

Ives Gandra Martins Filho

Bacharel em Direito pela USP (1981), mestre em Direito pela UnB (1991), doutor em Direito pela UFRGS (2014) e doutor honoris causa em Filosofia pela Academia Brasileira de Filosofia (2017), Ministro do Tribunal Superior do Trabalho desde 1999. É professor da CEU Law School (SP) e da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT), da qual foi o 1º Diretor (2006). Lecionou Direito do Trabalho e Processo do Trabalho no curso de graduação da UnB (1984-1988) e Direito Comparado do Trabalho no curso de pós-graduação do CEUB (1990). Advogou em causas cíveis e trabalhistas (1982).

Raphael Tonon

Leigo consagrado da Comunidade Católica Pantokrator; é casado e pai de dois filhos. Possui graduação em Filosofia pela PUC-Campinas (2005) e graduação em História pelo Centro Universitário Claretiano (2014). Atualmente é professor de História (PEB II) no Colégio Dom Barreto (Campinas-SP), professor de Ensino Religioso no Colégio Notre Dame de Campinas-SP. Escreve periodicamente para o Jornal Correio Popular de Campinas e para o portal A12. É membro da Academia Marial de Aparecida.

Ângela Gandra

Bacharel em Direito pela USP. Doutora em Filosofia do Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Visitante e Pesquisadora na Harvard University. Advanced Management Program IESE Business School (Universidade de Navarra). Ex-sócia da Advocacia Gandra Martins. Professora do CEU LAW SCHOOL e da Universidade Mackenzie. Membro da Academia Brasileira de Filosofia e da Academia Paulista de Letras Jurídicas. Secretaria Nacional da Família do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Marcus Boeira

Professor-adjunto e pesquisador vinculado ao Departamento de Direito Público e Filosofia do Direito da Faculdade de Direito da UFRGS; pós-doutorado na Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma. Doutor e Mestre pela USP. Líder do Grupo de Pesquisa- CNPq: Lógica Deôntica, Linguagem e Direito. É membro do Conselho Editorial da Revista Communio Brasil.

QUERO ME INSCREVER

Faça sua inscrição gratuitamente

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Seus dados estão protegidos conosco.

Depoimentos de nossos alunos

"Foi muito bom poder participar. Estou com o coração agradecido por essa experiência. Maravilhoso poder aprender e enriquecer a nossa fé. Deus nos abençoe!"

Ana Paula de Souza

"Amei o congresso, foi tudo muito enriquecedor! Gostaria que tivesse mais. Farei todos que surgir."

Elianne Muniz

"Amei todas as palestras do CONAFEC 2019. Estou muito feliz com os conhecimentos que recebi nas aulas e sinto-me mais segura para falar da nossa fé Católica e a dar razões da minha fé a quem me pedir. Obrigada a todos os envolvidos, palestrantes e membros da Comunidade Católica Pantrokrator."

Katia Costa